terça-feira, 4 de novembro de 2014

Mini imagine do Louis Tomlinson:


S/N On *
    ...
   Acordei sem saber que horas eram, simplesmente, sentindo uma mãozinha bem pequenina tocando e acariciando meu rosto delicadamente...
Matt: mamãe... -falou baixinho-
Eu: Matt? -disse esfregando meus olhos-
Matt: Não consigo dormir. Tive um pesadelo! -disse e eu sorri-
Eu: vem, deita aqui com a mamãe e o papai! -disse e ele subiu em cima da cama, deitando entre eu e Louis-
      Não expliquei não é? É, eu sou Seu/Nome Tomlinson, eu tenho 24 anos e me casei com Louis Tomlinson á exatamente 4 anos, temos um filho de 3 aninhos chamado Mattew, mas o chamamos de Matt, ele é muito engraçadinho e tem o rostinho de Louis, ele é um amor e muito carinhoso, minha vida com Louis é algo louco pelo simples fato de ele ainda ter a banda com Niall, Zayn, Harry e Liam, a One Direction... Eles são muito engraçados e unidos, não fazem tanto sucesso quanto antes, mas ainda são famosos e, eu acho, que felizes. Enfim, eu com uma certa dificuldade, consegui voltar a dormir, com Matt mexendo no meu dedo indicador... Acordei com o sol na minha cara, me mexi e pude perceber que não estava em minha cama, era um lugar duro, eu tateei o local, com preguiça de abrir os olhos e não o reconheci, o que praticamente me fez abrir os olhos a força, eu levantei a cabeça e pude ver que estava no chão ao lado da cama, me levantei com um pouco de dor nas costas e vi Matt e Louis completamente esparramados na cama... mas é folga demais para apenas duas pessoas, foi oque eu pensei. Eu revirei meus olhos e resolvi deixar pra lá, olhei no relógio que ficava ao lado da cama e eram nove e meia,  eu fui ao banheiro, fiz minhas higienes, tirei o pijama e me vesti com uma roupa simples de ficar em casa...
ok
    Quando terminei, fui pra cozinha comer algo, cozinhei algo super útil e incrível para o café da manhã... Só que não, eu não sei cozinhar, então eu apenas fiz um cereal pra eu comer e fui pra sala assistir o Bob Esponja, sim, eu sei, meu marido e meu filho estão ferrados, mas eles também sabem disso e por sorte do destino, Louis sabe cozinhar... Eu me sentei no sofá, completamente relaxada e quando iria dar a primeira colherada no meu delicioso cereal a campainha tocou, olhei no meu celular e ainda eram dez e dez, imaginei que fossem um dos meninos, me levantei e acertei, era o Niall, pro meu azar...
Eu: Já? Á essa hora da manhã e eu já tenho que ver essa sua cara feia? -disse e ele apertou minhas bochechas-
Niall: Bobinha... -disse me empurrando e entrando-
   Só quando Niall saiu que eu pude ver que atrás dele estava o Zayn e a Perrie, junto com a filhinha deles, a Marilyn... Ou como nós apelidamos ela, Mary. Eu sorri ao vê-los e logo a Perrie me cumprimentou...
Perrie: oi amiga! Trouxemos uma pessoa para brincar com Matt! -disse e eu ri-
Eu: Então deseje boa sorte pra essa pessoa conseguir acordar o Matt! -disse e eles riram-
    Nós entramos e o folgado do Niall estava esparramado no sofá, ele e a Carol estão brigados, na verdade, isso não é muita novidade, por mais que os dois se gostem eles vivem discutindo sobre coisas absurdamente estúpidas como a torradeira ou uma simples cor de esmalte, outro dia mesmo estavam discutindo sobre meias, ela dizia que o Niall tinha que usar meias para encontrar seus pais e ele dizia que não, coisas bobas, ninguém se intromete, afinal, ninguém é louco de fazer isso, é uma discussão deles, enfim, eu encarei Niall que sorriu ao ver minha cara de quem dizia "Levanta já daí, seu folgado!", ele se sentou corretamente no sofá e logo ouvi Mary dizer com sua voz doce e fofa...
Mary: cadê o Matt? -disse me encarando com seus enormes olhos azuis iguais ao da Perrie-
Eu: Está dormindo! Mas vou acordá-lo! -disse e fui pro meu quarto-
   Cheguei lá e eles continuavam a dormir feito pedras, eu chamei Matt e ele logo acordou coçando seus olhinhos castanhos, iguais aos meus...
Eu: Tem uma surpresa lá em baixo pra você...
   Não sei se ele já imaginava oque que era, só sei que ele saiu correndo do quarto, na mesma hora fazendo Louis acordar assustado e me encarou com uma cara de "Ah, é você..." e logo se virou de costas novamente, eu dei um tapa leve nas suas costas nua e ele riu...
Louis: Bom dia, amor! -disse se sentando-
Eu: Bom dia, troço chato! -disse me levantando-
Louis: Troço chato? Eu? -disse me puxando oque me fez cair em cima dele-
Eu: Muito, muito chato! -disse rindo-
Niall: Nossa, deixem isso pra depois, casal! -disse chegando no quarto-
Louis: oque ele está fazendo aqui?
Eu: Uma visitinha rápida... -disse revirando os olhos e ele riu-
    Eu me levantei e Niall saiu do quarto, Louis levantou também me deu um selinho rápido e foi pra sala, eu saí do quarto indo em direção a sala também e encontrei Matt brincando com Mary e Zayn e Perrie os observando e sorrindo, eu fui até Matt e o cutuquei, ele me encarou e sorriu com a cara amassada...
Eu: Escovou os dentes e lavou o rosto, sr. Tomlinson?
Matt: Não...
Eu: Está esperando oque? -disse e ele saiu correndo pro banheiro- E você? Já escovou os dentes e lavou o rosto, sr. Tomlinson?
Louis: Não! -disse e saiu correndo pro banheiro igual ao Matt-
 Comecei a rir e logo Perrie riu também...
Perrie: Eles são iguaizinhos!
Eu: É, mas oque fazem na minha casa a uma hora dessas?
Zayn: Combinamos de encontrar com Harry, Liam e Sophia aqui, também! -disse assim:-

Eu: E nem pra me avisar né! -disse e eles riram-
Niall: Deixa de ser chata, S/A... -disse e me tacou uma almofada, mas eu desviei-
Eu: Não, vocês tinham que ter me avisado, eu poderia estar dormindo, sabiam?
Perrie: Ma... -a campainha tocou, a interrompendo-
    Eu atendi a porta e encontrei Harry com um sorriso fabuloso no rosto e uma grande caixa em baixo de seu braço, eu ri da cara dele e ele se jogou em cima de mim, me abraçando, eu tentei puxar ele pra dentro, mas só tentei mesmo, porque não consegui, ele é muito pesado, então ele se soltou de mim e riu...
Harry: Bom dia, docinho!
Eu: Bom dia! -disse e dei um beijinho, bem no local onde fica sua covinha-
Niall: LARGUE O HARRY, S/A. VOU CONTAR PRO LOUIS! -gritou de longe e eu e Harry rimos-
Harry: Melhor entrarmos...
Eu: Sem dúvida!
  Ele entrou e eu fechei a porta, logo ele praticamente me puxou até a sala e Louis já se encontrava sentado na sala, rindo e conversando com Zayn e Perrie...
Louis: Harry! -disse se tacando em cima do mais novo-
Harry: Trouxe um presente pra você! -disse e notei a caixa se mexer-
Louis: QUE DEMAIS!
Matt: CADÊ O MEU PRESENTE? -berrou como Louis-
Harry: Como você consegue viver na mesma casa que Louis e o mini Louis?
Zayn: Correção: Como consegue viver na mesma casa que Louis e o mini Louis sem estar surda?
Eu: Sabe, não é fácil... -disse fingindo chorar e Perrie riu-
   Logo, a campainha tocou. Eu fui atender já que Matt e Louis abriam o presente que Harry deu...
Eu: Liam? E ai, bonitão? -disse e ele corou-
Liam: O-oi. O pessoal já está aqui? -disse cabisbaixo, tímido como sempre-
Eu: Está tudo bem, Liam?
Liam: É a Sophia, sabe? Rompemos.
Eu: Puxa, Liam! -disse e o abracei-
   Não demorou muito e eu logo senti suas lágrimas quentes e gordas...

Eu: Calma Liam, o que aconteceu afinal?
Liam: Ela tem ciúmes demais, acredita que ela brigou comigo por causa da Dani? Digo, é idiotice... -disse e esperou minha opinião-
   Eu não falei nada, quer dizer, eu não acho tanta idiotice assim. O Liam é um cara bonito, famoso, rico, sabe? Não que ela seja interesseira, mas eu não estranharia se ela quisesse algo além da amizade dele novamente. Eu sentiria falta de perder alguém assim....
Liam: Você acha que a Sophia está certa? -me desabraçou e me observou com sua cara inchada-
Eu: Quer mesmo minha opinião? -perguntei e ele assentiu- Acho que não acharia nada estranho se a Danielle quisesse namorar com você outra vez. -disse e ele ficou cabisbaixo- Hey, você não deveria  estar triste, Danielle foi uma besta por ter terminado com você, do mesmo jeito que a Sophia acabou de fazer! Cara, você não perdeu nada com esse término, só ela!
Liam: Você acha?
Eu: Fala sério, você é um gato, fofo, gentil, famoso, canta bem e como se não bastasse o mundo todo te quer! Agora me diz... Quem tá perdendo com esse término? -disse e ele sorriu-
Liam: Ela que tá!
Eu: Exatamente! Agora vamos entrar antes que você receba um tiro como John Lennon! -disse e ele correu pra dentro assustado-
   Cheguei na sala e não acreditei no que vi...
Matt: Olha só o que o Tio Harry deu pro papai, mãe!
   Uma galinha, uma galinha grande, gorda e fedida...
Eu: AAAAAAAAAAH! LOUIS, TIRA ESSE TROÇO DAQUI! -disse e ele riu:-

Niall: Agora eu sei como ela vive na mesma casa que esses dois.
Louis: Não podemos ficar com ela? -disse ainda rindo-
Niall: Se livra logo desse negócio, você sabe que ela tem medo!
Eu: HARRY, EU VOU RASPAR A SUA CABEÇA!
Harry: AAAAAAAAAH! -gritou entrando em pânico:-

Louis: Socorro, vou me mijar. -disse rindo da nossa desgraça-
   Liam, com cuidado, pegou a galinha e enfiou de novo para dentro da caixa...
Liam: Terminei com Sophia! -anunciou e imediatamente, todos pararam o que faziam-
   Louis parou de rir, Mary e Matt pararam de brincar, Zayn e Perrie pararam de se beijar, Harry parou de gritar e até mesmo Niall parou de assistir a TV...
Louis: Como assim?
Zayn: Senta aqui, cara. -disse deixando amostra o lugar ao seu lado-
Niall: Não, deixa esses comprometidos aí e vem sentar aqui! -disse compreensivo-
Perrie: Desde quando você ficou tão idiota, Niall? -soltou-
Zayn: Realmente, você era o anjinho da banda e agora ficou mais ignorante que o Louis! -disse bravo-
Louis: Pelo menos eu não pago pau pra tudo que a minha pata, que dizer, namorada diz! -disse debochado-
Harry: gente, calma... -disse tranquilo-
Niall: por que você não cala a boca e vai cortar esse cabelo? -disse grosso-
Louis: Não mande o Harry cortar o cabelo! -disse raivoso-
Niall: Ah é, eu esqueço que as vezes você tem que defender a princesa.
Harry: Eu não sou princesa de ninguém! -disse engrossando a voz-
Niall: "oh, Harry, jogue suas tranças..."
Perrie: Deixa de ser babaca!
Louis: Não se mete, garota! Nem da banda você é! -disse e Zayn levantou-
Zayn: Não fale assim com a minha mulher!
Niall: Isso é uma mulher? -disse debochado e logo Zayn voou pra cima dele-
Perrie: ZAYN! -berrou-
Louis: NÃO, NADA DE BARRACO NA MINHA CASA! -disse puxando Zayn pela cintura, mas logo foi puxado para dentro da porradaria também-
Matt: Briga, briga, briga...
Eu: JÁ CHEGA!  -gritei e todos se assustaram-
   Liam ainda estava parado no mesmo lugar, provavelmente assustado com o que Danielle causara mesmo de longe...
Eu: Perrie, levante daí, Zayn, Louis e Niall estão de castigo! -disse e Perrie levantou-
Niall: Você não pode me pôr de castigo, eu sou um astro! -disse indignado-
Louis: Você não pode me pôr de castigo, sou seu marido! -disse indignado-
Zayn: Você não pode me pôr de castigo, você não é minha mãe! -disse também indignado-
Eu: AGORA! NÃO ME FAÇAM LIGAR PARA MAURA, TRISHA E JOHANNAH!
   Os três, irritados e bufando, sentaram-se um ao lado do outro, como crianças...
Perrie: impressionante como três astros podem simplesmente ficar de castigo com alguns berros. -disse rindo-
Eu: Você também, Perrie! Ninguém mandou começar a briga!
Perrie: Mas eu sou uma estrela! -disse assim:-

Eu: E eu sou S/N. Prazer, agora senta! -disse e ela sentou irritada-
Niall: Não é justo! O Harry tinha que estar aqui também!
Louis: Deixa o Harry fora disso! -disse com seu tom baixo-
   As vezes acho que se Louis não me amasse tanto, casaria com o Harry...
Eu: Harry, Liam e as crianças vão vir comigo, para a cozinha, fazer um lanchinho. Vou pedir pizzas! -disse e Niall fechou a cara-
Niall: É o que? -disse cruzando os braços:-

Eu: É isso aí, quem briga não ganha pizza! -disse e fui pra cozinha, sendo seguida pelas crianças-
   Sentei na bancada enquanto Mary e Matt sentaram no chão e começaram a brincar de ado-le-ta.
Liam: O Niall não pode ficar sem comer por muito tempo. -disse preocupado-
Harry: O Louis é hiperativo, não pode ficar parado por tantos segundos. -disse também preocupado-
Liam: E o Zayn é claustrofóbico, se ficar parado no mesmo lugar por mais de dez minutos fica com falta de ar!
Harry: não pode deixar eles lá por muito tempo! -disse e eu achei uma gracinha a preocupação deles-
Eu: Não vou, é só que eu to cansada de sempre brigarem. Enfim, vocês estão mesmo com fome? Liam: não muito...
Harry: um pouco... -disse mas logo se calou:- Gente, vocês acham que eu devo mesmo cortar o cabelo? -disse magoado-
Eu: Não, Harry, você se sente bem assim então é assim que tem de ficar.
Liam: Concordo. -disse e logo ouvi alguém me chamar lá na sala-
Eu: Já volto, peçam a pizza...
Zayn: Queremos nos desculpar. -disse assim que cheguei na sala-
Eu: Pelo que?
Louis: por termos brigado de novo.
Eu: E é pra mim que vocês tem de se desculpar? -disse debochada e Louis respirou fundo-
Niall+Louis: Desculpa, Perrie. -disse e ela abaixou a cabeça-
Perrie: Desculpa, Niall e Louis.
Louis: Desculpa, Niall.
Niall: Desculpa, Louis! -disse e eles dois se abraçaram forte-
Eu: Vocês não devem desculpas a mais alguém?
Niall: DESCULPA, HAZZA! -gritou-
Eu: Digo, mais alguém que não está no castigo a toa. -disse e Louis bufou- Que foi? Paciência? -disse e ele assentiu:-

Eu: problema é seu, pede logo! -disse e ele revirou os olhos- Não revire essas orbes azuis pra mim, mocinho!
Niall: Foi mau por ter ofendido sua mulher, Zayn!
Louis: É, não gostaria que fizesse isso com a minha.
Zayn: Desculpa por ser idiota com vocês, pessoal. -disse e notei que ele chorava:-

Niall: Aw. -disse e levantou pra abraçar Zayn-
Louis: Poxa, cara. -disse também abraçando os dois-
Eu: Liam, Harry! Venham se abraçar. -gritei e eles vieram correndo-
   Os meninos se abraçaram e eu ri, como são idiotas, brigam, brigam, brigam pra no final não conseguirem ficar mais de uma hora um sem o outro...
Perrie: Aw. -disse se levantando para abraçar eles-
Eu: Não, deixa eles, Perrie. -disse e ela assentiu indo ver as crianças-
   Depois de Perrie ter saído e dos garotos terem parado de se amar todos sentaram sorridentes um ao lado do outro...
 Louis: Ela é a melhor esposa do mundo, seus trouxas. -disse dando língua a eles e vindo me abraçar-
Eu: me solta, minha bronca ainda não foi finalizada! -disse e ele riu, voltando a se sentar-
Zayn: Vou chamar a Perrie.
Eu: Deixe-a fora disso, isso é entre vocês cinco, ela não tem nada a ver.
Niall: TOMA DISTRAÍDO, ZAZZA!
Eu: O que tá acontecendo com você, Niall? Quero a verdade, se não vamos todos comer a pizza, menos você. -disse e ele bufou-
Niall: Não faria isso...
Eu: Quer mesmo apostar? -disse desafiadora-
Niall: É só que... todos têm suas esposas e namoradas, menos eu... Pelo menos era assim. -disse olhando pro Liam e corando- Eu nunca odiei tanto alguém como odeio a Carol. Ela é metida, mesquinha e falsa! Mas é que eu sabia que se não arranjasse alguém rápido seria zoado por eles. -disse vermelhinho- Fiquei grosso com todos porque percebi com o tempo que quanto mais rude eu for, mas respeitado serei. -disse sério- Nãos erei visto como o "fofinho", ou como o "duende"! desabafou de vez:-

Louis: Sério que toda essa grosseria era por causa desse apelido? -disse debochado-
Eu: cala a boca, Louis. Niall, meu amor, você nunca vai deixar de ter essa fama de Duende, por que você é o irlandês mais amado no planeta! É o duende da sorte que todas queriam ter! E quero muito que termine com a Carol agora, ela não é pra você... realmente achei que se gostavam... Termina rápido, espera a sua princesa como sempre, nunca devia ter parado de esperar! -disse e ele sorriu tímido:-

Niall: E se eu dissesse que você é minha princesa? -soltou-
Louis: Eu acabaria com a sua raça! -soltou como se não fosse nada de importante:-

Niall: foi só um teste... -disse e revirou os olhos- Ta vendo só? Qualquer coisa e eles ameaçam a minha raça irlandesa! -gritou irritado-
Eu: Calma, Nini. É forma de dizer. -disse mexendo em suas madeixas loiras- Louis te ama, Zayn te ama, Liam te ama, Harry te ama, eu te amo, Matt te ama, Mary, Maura, Greg e meio bilhão de pessoas também! É muito amor pra pouco Niall! Deixa de ser bobo porque isso ta magoando muita gente, tá? -disse ele assentiu sorrindo- Enfim, vai lá esperar a pizza na cozinha! E não seja mal educado com a Perrie! -disse ele bateu continência-
Liam: Você já sabe o que aconteceu comigo, então...
Eu: É, ok, te amo, vai lá garantir que o Niall não vai ser um zé mané... Bem, Harry... ame mais seus fãs e... Não liga pra esse papo de cortar o cabelo, se você não quiser, você não precisa! -disse e ele sorriu:-

Eu: Zayn, pare de chorar! -disse e ele riu acompanhado de Louis- Bem, todos te amamos e é muito bom saber que você parou de fumar e todas essas coisas, mas pare de se importar tanto com o que dizem da Perrie. E isso também serve pra você Louis, sabe, se vocês dois se importarem com cada xingamento que nos mandam, vocês virariam assassinos em série! -disse e vi sorrisos- Cuide de Mary, acima de qualquer Perrie, ok? Ela, sim, será sua menininha, não tenha dúvidas. -disse e ele levantou e me abraçou-
Zayn: Graças a Deus você é nossa psicóloga.
Eu: mas eu não sou psicóloga de vocês.
Zayn: É, mas deveria ser. -disse sorrindo, saindo do abraço e indo pra cozinha junto com Harry-
   Encarei Louis e ele abriu aquele lindo sorriso...
Louis: Vai fundo. -disse rindo:-

Eu: Eu te amo! -disse e ele riu-
Louis: O melhor sermão que você já me deu! -disse rindo e se levantando:-

Eu: Sério, eu te amo Louis e se quer me ver feliz, pare de brigar com seus amigos... Por favor...
Louis: Eu paro e começo a fazer qualquer coisa por você. -disse me abraçando-
   Ficamos parados, com os braços dele entrelaçados em, minha cintura, sem dizer uma única palavra por alguns minutos, mas o Louis tinha que falar, óbvio, ele é hiperativo...
Louis: Acho impressionante sua capacidade de ser menor que eu... Você parou de crescer quando? Aos dois anos de idade? -debochou e eu estapeei ele, fazendo-o gargalhar:-

Louis: Você é a única coisa da qual eu não me arrependo. -soltou, ficando sério de repente-
Eu: Se arrepende de Matt?
Louis: Quero dizer que se tem uma coisa que eu não trocaria por nada nesse mundo é você... Você é o meu porto-seguro!
Eu: Aw.
Louis: Eu sei que te digo isso todos os dias, S/N, mas... Eu te amo, tá? Não esquece nunca, por favor...
Eu: Eu prometo!
* 2 anos depois *
Eu: ESTOU CANSADA DE SUAS TURNÊS! NÃO TEM TEMPO PRA MIM E NEM PRO SEU PRÓPRIO FILHO! -berrei irritada-
Louis: VAI GRITAR COM ALGUÉM QUE ESTEJA DISPOSTO A OUVIR!
Eu: SABE, NÃO TO CANSADA DAS SUAS TURNÊS! EU TO CANSADA DE VOCÊ! -gritei e tranquei a porta do banheiro-
   Eu não to cansada de Louis, mas eu não sei o que fazer. Eu não esqueci da promessa que fiz a ele, mas eu realmente duvido disso as vezes, é inevitável não duvidar...
Louis: S/N... abre a porta... -disse calmo batendo na porta-
Eu: Sai, você quer tanto se ver logo livre da sua família, vai...
Louis: Como você é estúpida as vezes. -disse e ouvi seus passos se afastando-
   Chorei, nossa, mas eu chorei muito! Como se já não bastasse acabar de sair de outra briga, ele me chama de estúpida, mas que baixo! Logo, comecei a ouvir ruídos, ruídos baixos e de repente, treck, a porta se abre e um Louis barbudo e com seus cabelos despenteados aparece pra mim... Ele é sempre tão lindo...

   Ele se sentou ao meu lado, no chão do banheiro e então respirou fundo, ele ameaçou dizer algo várias vezes mas sempre se calava, esse não é o mesmo Louis hiperativo com quem me casei...
Eu: Eu prometi. -sussurrei-
Louis: Eu sei, eu me lembro... -disse calmo:-

Eu: Se lembra? -disse ele riu... típico-
Louis: Somos uns idiotas. -disse como se fosse algo normal:-

Eu: Seu asno, pare de me xingar! -soltei e ele sorriu pra mim, como nunca sorriu antes:-

Louis: Você é a única coisa da qual eu não me arrependo.
Eu: Clichê. -disse secando minhas lágrimas e ele me beijou-
Louis: Você prometeu nunca esquecer que eu te amo e... Sabe... -ele corou antes de dizer- Eu sei que não te digo isso todos os dias, mas... Eu te amo, tá? E eu te peço de novo, não esquece nunca, por favor! -disse olhando no fundo dos meus olhos-
Eu: Eu prometo!
   E como eu prometi, eu nunca mais vou brigar com Louis -não por coisas idiotas- e percebi também que... ele é a única coisa da qual eu não me arrependo.
E AI PESSOAL! Esse mini imagine é velho pra caramba, tava mofando aqui no blog e como eu voltei, resolvi fuxicar minhas coisas antigas!
Bem, espero que gostem! Eu só atualizei os gifs e troquei os nomes da Sophia e da Danielle, por que, me julgariam de louca, né? kkkkkkkk. Bem, me desculpem por qualquer coisa e responderei os comentários divosos no próximo capítulo de Troublemaker Girls, hehehe, AMO VOCÊS, PIMPOLHADA, FIQUEM COM O TOMMO!

2 comentários:

  1. Que bonitinho esse mini imagine!! Me derreti aqui!! kkk
    E, hey, eu sei que eu prometi que faria um comentário gigante da próxima vez, típico de Maryah, mais 1°Eu to completamente sem ideia de que falar, ja to quase dormindo 2° já tenho que ir pra cama, 3° eu falai que seria no próximo capítulo de TG e vou cumprir! 4° eu to MORRENDO de priguiça de escrver.. -_-
    Mais de vdd adorei o imgine! e mal posso esperar para mais uma parte do romance complicado do Liam!!
    Te Lovoooo, ok?
    bjks, flor


    #Mary

    ResponderExcluir
  2. Cara, eu acabo de rir e chorar ao mesmo tempo. Ficou muito perfeito *-*

    ResponderExcluir